No auge da Copa do Mundo nunca esteve tão evidente a chamada “Síndrome do Delay”, um atraso que pode variar de cinco a quinze segundos na transmissão do áudio e do vídeo das TV`s digitais.
O atraso acontece por conta da codificação dos sinais de transmissão para o formato digital, justamente para garantir uma melhor qualidade de imagem e de som para o telespectador.
Saiba como funciona a transmissão nos principais meios de comunicação.
Rádio
É o sistema que apresenta o menor delay até o destino final em relação à fonte geradora dos dados. O sinal do rádio, quando analógico, não precisa ser codificado e chega mais rapidamente até o receptor. O atraso é de apenas 1 segundo.
TV Analógica
No Brasil o padrão analógico é utilizado tanto pela TV aberta quanto pela TV por assinatura.O sinal de televisão (imagem e som) sai da fonte geradora através de uma antena e vai até um satélite para ser distribuído até as programadoras. Esse sinal chega então à uma antena receptora (geralmente instalada no telhado do domicílio) e daí é exibido na tela do telespectador. O atraso é de cerca de 2 segundos.
TV a Cabo Analógica
É semelhante ao sistema analógico padrão da TV aberta. A diferença é que a transmissão analógica é feita por meio de cabos, geralmente de fibra óptica. Isso significa que a imagem e o som “viajam” da fonte geradora (estádio de futebol, estúdio de TV, etc) através de cabos finíssimos até a casa do telespectador. Para assistir ao sinal dos canais a cabo é necessário assinar os serviços de uma operadora. O atraso é de cerca de 3 segundos.
TV a Cabo Digital
Neste sistema, o sinal sai da fonte geradora via cabo e precisa ser codificado em formato digital, para depois ser transmitido até a casa do telespectador. Lá esse sinal precisa de um decodificador - que são oferecidas pelas operadoras de TV por assinatura - e passam por uma transformação em sinal analógico se for um televisor convencional ou são exibidos diretamente na tela quando o aparelho tiver um sintonizador de sinal digital interno. Esse processo de transformação do sinal é o principal responsável pelo atraso da transmissão, mas as imagens chegam bem mais nítidas e o áudio com melhor definição. O atraso aqui pode chegar a 5 segundos
TV Via Satélite
O sinal deste sistema é transmitido pelo ar e sai da fonte geradora numa viagem de ida e volta até o espaço. Essa longa jornada e, principalmente, a codificação do sinal para o formato digital, são os principais motivos do atraso na transmissão, mas somente quando o sinal final for digital. O atraso pode chegar a 15 segundos. Quando for um sinal analógico via satélite, esse atraso não chega a 3 segundos. |